Como montar a sua carteira de investimentos


O que fazer para se tornar um investidor na bolsa de Valores?

Antes de você se tornar um investidor na bolsa de valores, é preciso se preparar e ter em mente que é preciso economizar, ou melhor, é preciso diminuir suas despesas para conseguir poupar mais! (para que possa investir de forma constante).

E qual estratégia seguir para ter sucesso nos investimentos?

Adote uma estratégia de investimento a longo prazo, porém, escolha os ativos que vão compor a sua carteira gradualmente (isso mesmo, frisem esta  palavra gradualmente).

Tenha foco em que tipo de investimento você busca. Ou seja, seu foco é investir em small caps ou você busca solidez e pretende investir em ações de empresas que já estão no mercado a um bom tempo e que pagam bons dividendos? (essa escolha é muito pessoal).

Ponto de partida para economizar e investir com maiores aportes mensalmente!

Antes de começar a investir, recomendo anotar em uma planilha seus gastos e receitas! Anote tudo, conta de água, celular, condomínio, aluguel, conta de energia, supermercado e até o combustível que gasta mensalmente. 
Só assim conseguirá saber realmente quanto é sua despesa e quanto sobra de sua receita. É com a planilha que você conseguirá visualizar onde seu dinheiro está sendo gasto, e quanto poderá investir mensalmente!


Medidas importante para conter Gastos:

  • Reduza seus gastos fixos desnecessários, como por exemplo, se você paga o pacote completo da TV a cabo, mas só assiste os canais de futebol, procure ver outro plano de menor custo.
  • Taxas Bancárias, evite pagar taxas; procure bancos ou fintechs que não cobram taxa nenhuma. Vamos fazer um simples cálculo: se atualmente você paga R$ 20,00 de taxa de manutenção de conta, no ano terá gasto R$ 240,00 - ou seja, se economizar não pagando esta taxa, este valor poderia estar investido em ações de empresas que podem valorizar e que pagam dividendos; Isso funciona para cartão de crédito que tem anuidade, procure cartões que são isentos desta taxa.
  • Restaurantes caros: lanches ou pizzas toda semana; (Não estou recomendando que você fique sem comer ou se divertir, mas cabe uma ponderação para quem quer juntar um capital e futuramente viver de renda passiva). Procure restaurantes com menor valor, assim você conhece novos lugares e além de tudo a comida poderá ser muito boa (e te surpreender).
  • Negocie e renegocie! (Tudo que você for comprar, procure negociar para conseguir desconto - uma camiseta, alguma dívida, tênis, enfim... tudo que for comprar).
  • Combustível para o carro; (Ao abastecer, verifique se consegue desconto utilizando aplicativos);
  • Evite compras desnecessárias (Quando for comprar, se questione! Realmente preciso? Vou fazer bom uso? Se eu não comprar, o que irá mudar da minha vida?)


Por quanto tempo investir para ter retorno?

Essa é uma pergunta muito pessoal, e depende dos objetivos que almeja alcançar! 
  • Você busca rentabilidade a longo prazo? 
  • Busca viver de dividendos?
  • Busca oportunidade para dobrar seu capital a curto prazo? (o que é mais arriscado)


Só te aviso, não existe lucro sem risco!


Como investir meu dinheiro?

As duas palavras que melhor definem um perfil de investidor são: Constante e Diversificação!

Diversificação: Carteira com ações, fundos imobiliários e tesouro direto (desta forma, não corremos risco de colocar toda a grana em uma galinha dos ovos de ouro, e por algum motivo perdermos tudo).

Constante: Todos os meses fazer aporte, diversificando nas ações, fundos imobiliários e tesouro direto que fazem parte da carteira. (rebalanceando e distribuindo os aportes entre estes ativos).

Aos iniciantes, onde começar a investir o dinheiro?

40% do dinheiro que você irá investir diversifique em renda fixa tesouro direto – (Títulos pós-fixados, títulos indexados e títulos prefixados) – Como por exemplo: TESOURO DIRETO IPCA+2035; TESOURO DIRETO IPCA+ JUROS MÊS 2026, TESOURO DIRETO IPCA+ 2024);

40% em ações, caso ainda não souber quais comprar, comece pelos ETFs BOVV11 e SMAL11 que são fundos de índice, que replicam a carteira do Ibovespa e índice de Small Caps (Ou seja, estará replicando no índice das melhores ações do índice Bovespa e também nas mais promissoras Small Caps). Destes 40% que são direcionados para ações, utilize 25% para aportes em BOVV11 e 15% para aportes em Small11.

Os 20% restantes, aporte em cotas de Fundos imobiliários para receber dividendos mensais, sendo imprescindível escolher fundos com solidez e com rentabilidade (ex. e HGLG11, XPML11, RBRF11).



Todas as opiniões dos escritores são próprias e não constituem aconselhamento financeiro de qualquer forma. Nada publicado neste blog constitui uma recomendação de investimento, e nenhum dado ou conteúdo publicado deve ser utilizado para quaisquer atividades de investimento.


Postar um comentário

0 Comentários