Método Barsi: Como Calcular o PREÇO TETO de uma ação.



Vamos abordar como selecionar uma ação para compor uma carteira de longo prazo e como deve ser realizado o cálculo do preço teto.

Preço teto é o preço máximo de compra de uma ação tendo em vista uma análise feita anteriormente para definir seu potencial de retorno.

Esse método não deve ser utilizado com empresas de crescimento, pois em sua grande maioria são aquelas que pagam poucos dividendos. E se utilizar este método nestas empresas poderá definir um preço-teto distorcido.

Esse método não serve para avaliar uma empresa, pois este não é um processo de valuation. Por isso, tal critério nada tem a ver com o preço-alvo, sendo assim, não deve-se confundir preço-teto com PREÇO-JUSTO.

Afinal o método do Preço-Justo (desenvolvido por Ben Graham), foi estruturado para saber como calcular e descobrir o valor intrínseco de uma ação.

Por outro lado, o preço-teto, só pretende encontrar a margem de segurança, (margem de erro). Posteriormente dando folga para compra de uma ação pelo investidor. Justamente com base no dividendo que ele espera receber daquele ativo.

Nesse sentido se baseia na ideia de que investidores de longo prazo, devem buscar, no mínimo, 6% de Dividend Yield com ações. Ao contrário incorre-se a pena de não compensar o investimento em renda variável.

Leia também:

Como calcular o preço intrínseco de uma ação

O que são dividendos

Ao passo que seja feito a escolha das ações e como calcular o preço-teto, é necessário a aplicação se restringir a empresas que tenham um histórico de dividendos superior a 6%.

Como Calcular o preço-teto na prática:

Em primeiro lugar, para realizar o cálculo do preço-teto, é obrigatório observar alguns pontos.

São eles:

Selecionar apenas empresas dos setores BESTs.

  • B: Bancários
  • E: Energia Elétrica
  • S: Saneamento Básico 
  • T: Telecomunicações
  • S: Seguradoras

Ao selecionar empresas que compõem esses setores, o investidor terá mais segurança para montar uma carteira de longo prazo. De acordo com essa ideia, essas empresas são conhecidas por serem a prova de bala, pois ainda que exista uma crise econômica, são consideradas perenes.

Dito isto, para compormos de forma didática como calcular o preço teto, vamos utilizar as ações da EDP ENERGIAS DO BRASIL, com o código ENBR3 como exemplo.

Como calcular o PREÇO TETO (valor intrínseco) de uma ação? (Planilha Grátis)

Preço-Teto Atual:

Vamos em seguida calcular o preço-teto atual.

Para o cálculo do preço-teto atual vamos apenas pegar o DPA (dividendo por ação) dos últimos 12 meses. Facilmente encontrado no site Status Invest, conforme mostra a imagem abaixo 1.1.

 


Em seguida, vamos dividir o DPA dos últimos 12 meses pelo DY médios de 6%. Sendo assim, temos que o DPA(12m)/0,06 = Preço-Teto Atual. Por vezes pode se adotar nesse cálculo um DY superior ao de 6%, porém nunca inferior. Caso você espere um DY maior da empresa e uma melhor margem de segurança no preço-teto.

(2,19/0,06= 36,50)

Nesse caso então, com um DY de 6%, o preço-teto atual de ENBR3 é: R$ 36,50

Conclusão:

Diante todo o exposto, concluímos que calcular o preço-teto das ações traz muitas vantagens para o investidor. Além de saber se a ação está ou não em um preço atrativo, ainda garante um preço-teto para que seu risco ao investir seja consideravelmente diminuído.

Mais artigos:

Postar um comentário

3 Comentários

  1. qual a diferença de pegar um prazo maior? no exemplo foi pego 12 meses, se pegar tipo 5 anos? o que muda?

    ResponderExcluir