Valor intrínseco é o nome de uma métrica muito importante na hora de avaliar e escolher uma ação para o longo prazo, sendo entendido como o preço justo de uma ação.
Nem sempre esse preço será igual à cotação do mercado. Em outras palavras, uma ação pode estar sendo cotada a um preço e ter um valor intrínseco diferente.
Isso porque essa metodologia se concentra no VALUATION, ou seja, no que a empresa vale e não no quanto a ação está sendo negociada.
Como calcular o valor intrínseco? (preço teto de uma ação)
Benjamin Graham, considerado um dos pioneiros em investimentos a longo prazo, apresentou a ideia de que o valor intrínseco de uma ação poderia ser calculado, e desenvolveu uma fórmula, uma métrica para fazer este cálculo:
VI= √ (22,5 x LPA x VPA)
• VI= Valor intrínseco
• Benjamin pagava no máximo 15 vezes pelo lucro de uma empresa, e 1,5 vezes pelo patrimônio líquido, logo: P/L: 15 multiplicado pelo P/VP: 1,5 dá 22,5, que é o chamado Índice de Graham
• LPA= Lucro por ação
• VPA= Valor patrimonial da ação
DUAS RESSALVAS
Cabe ressaltar que esse cálculo do valor intrínseco não funciona para todo tipo de empresa, sendo essa métrica mais precisa para empresas que tenham lucros constantes.
Também, não funciona para empresas que têm valor patrimonial muito pequeno e que, por consequência, geram muito caixa.
Abaixo o vídeo explicativo na prática de como fazer o cálculo e você poderá BAIXAR GRÁTIS uma Planilha automatizada!
0 Comentários