Tipos de Gráfico! O que é análise gráfica?



A análise gráfica é o estudo que visa monitorar o comportamento dos preços de mercado, baseado em uma representação gráfica destes preços. Essa movimentação dos ativos, apresentada através de um gráfico, tem como objetivo verificar o comportamento da “Lei da oferta e da procura”, a partir de onde conseguimos rastrear a tendência de um ativo. 

Além do próprio comportamento dos preços, ainda temos a ajuda de diversas ferramentas que nos ajudam a operar de acordo com a tendência de um ativo.

Além do próprio comportamento dos preços, ainda temos a ajuda de diversas ferramentas que nos ajudam a operar de acordo com a tendência do mercado ou fazer operações em mercados sem tendência, são os osciladores e rastreadores. Além disso a análise gráfica nos auxilia em relação ao timing (momento ideal de entrada/saída) da operação. Essas ferramentas complementam os nossos estudos, ajudando a descobrir em quais ativos devemos nos posicionar e também o momento exato para a montagem de uma operação e a hora certa de desfazê-la.

Veja como cadastrar na Iq Option e ganhar 10 mil dólares numa conta Demo pra treinamento

Tipos de Gráficos!

Os gráficos analisados são todos compostos por um eixo vertical, representando a variação dos preços dos ativos e um eixo horizontal que representa o passar do tempo. Essas são as premissas básicas de qualquer um dos gráficos, podendo varia na linha horizontal a duração do período.



Gráfico de Linha
O gráfico de linhas é o mais simples, mas é o que proporciona menos informações ao analista, já que não oferece qualquer tipo de informação sobre qual foi exatamente o comportamento do papel durante o período apresentado. Esse tipo de gráfico apresenta simplesmente uma linha ligando os valores de fechamento dos períodos, e, apesar de ser um bom sinalizador para a identificação de sinais de topos e fundos, ele tem a desvantagem de não permitir a visualização dos gaps entre um e outro período.



Gráfico de Barras
O gráfico de barras é composto de barras verticais, cujo comprimento representa a variação entre o valor máximo e o valor mínimo alcançados em um período pelo ativo. Em sua composição também é apresentado um pequeno traço vertical do lado esquerdo representando o valor de abertura e valor de fechamento no período.




Gráfico de Candles
O gráfico de Candlesticks, ou simplesmente de Candles (ou velas, em português) é gráfico mais usado para análise seus elementos. Ele consiste basicamente nas particularidades que facilitam a visualização da movimentação dentro do período.

São estas particularidades que fazem uma grande diferença na análise dos candles, principalmente nas identificações de topos e fundos.



Além das informações apresentadas nos gráficos de barras, a diferença crucial no gráfico de candles é o fato “pavios” (ou sombras), que são trechos mais finos da barra, visualizados no topo e/ou abaixo do corpo real da figura. Esse destaque pode ser vazado, quando temos o preço de fechamento maior que o preço de abertura, ou preenchido, com o preço de fechamento abaixo do preço de abertura.



Os pavios superiores e inferiores representam os valores máximos e mínimos negociados durante o período analisado, também os valores de abertura e/ mais distante o valor do extremo de negociação no período está de sua abertura ou fechamento. 


Postar um comentário

0 Comentários