Já escutou o termo ações vacas leiteiras em algum lugar e não soube do que se tratava? Pois bem, não se sinta mal. Esse termo não é tão conhecido. Na verdade, o mundo das finanças pegou ele emprestado da administração e do marketing.
Neste artigo vamos te apresentar o que são essas ações, qual o tipo de investidor que as busca e o que você precisa conhecer caso queira investir nas ações vacas leiteiras.
Ações vacas leiteiras
Se você tem uma fazenda, existem os bezerros que ainda precisam de investimento antes darem lucro. Eles se tornarão vacas e, só assim começarão a dar leite e serem lucrativos.
Dentro dessa analogia, a administração chama de produtos vacas leiteiras aqueles produtos que já estão maduros. Eles são lucros estáveis, o público já os conhece e não são necessários muitos gastos em investimento para promovê-los.
Se levarmos esse conceito para o mercado financeiro, ações vacas leiteiras seriam aquelas ações que te daria lucros periódicos e de forma segura. Dito em outras palavras: grandes empresas que distribuem lucros.
Isso mesmo, ações vacas leiteiras são ações seguras de grandes empresas que pagam dividendos.
Tipo de Investidor das Ações Vacas Leiteiras
Investir em ações pensando no recebimento de dividendos é uma aplicação com foco no médio e longo prazo.
Para se ter uma ideia, mesmo as empresas que mais pagam dividendos aos acionistas, costumam distribuir lucros, poucas vezes ao ano, as vezes semestralmente. Com certeza você não irá receber rendimentos uma ou duas vezes e depois de desfazer da ação.
Dependendo do preço que pagar numa ação, deverá receber, no mínimo, vinte distribuições de lucro para começar a ter lucro. É o que chamamos de Pay Back.
Diante disso o investidor focado em ações vacas leiteiras costuma ser profissionais que estão pensando na aposentadoria a 15 ou 20 anos pela frente. Eles recebem os dividendos e os reinvestem para que na próxima distribuição peguem uma fatia maior.
Dessa forma, quando se aposentarem, terão uma renda oriunda dos lucros das empresas das quais são sócios e, além disso, a valorização patrimonial do valor das ações que compraram.
Em geral, é sim um bom investimento para quem pensa em se aposentar. E o melhor de tudo é que é seguro investir em ações vacas leiteiras.
Como escolher ações Vacas Leiteiras
Para conhecer ações vacas leiteiras, você precisará usar a análise fundamentalista. Seu objetivo será buscar empresas que sejam saudáveis e que tenham condições de lucrar no médio e longo prazo.
Além de lucrar, as empresas precisam ter a política de distribuir lucros. Essas características encaixam-se muito bem com as empresas Blue Chips.
Veremos agora alguns indicadores que podem te auxiliar na busca de ações vacas leiteiras:
Dividend Yield
Esse indicador tem como objetivo medir quanto R$ 1,00 que as pessoas pagaram pelo preço da ação retornou a elas em forma de lucro por meio da distribuição de dividendos. Quando mais alto ele for, melhor para o investidor que quer viver de dividendos.
Sua fórmula é:
DY = (Dividendos por ação/Preço por ação)*100
P/L
No mesmo sentido temos esse indicador, o P/L que mede o preço da ação em relação aos lucros por ação. Esse indicador nos ajuda a entender quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros, ou seja, pelo recebimento de dividendos.
Sua fórmula é:
Preço atual/LPA (Lucro por Ação)
VE/EBITDA
Tem como objetivo relacionar o valor da empresa com a sua capacidade de geração de caixa. O que interessa aqui é o lucro operacional, usasse o valor da empresa como uma forma de ‘equalizar’ a medida. Seria injusto comprar a geração de caixa da Vale com uma pequena empresa de tecnologia que acabou de entrar no mercado, por exemplo.
Sua fórmula é:
VE/EBITDA = Valor da Empresa/EBITDA
Lembrando que os valores encontrados devem ser comprados às médias do mercado ou da própria empresa. Não é possível saber se é um valor bom ou não simplesmente olhando para ele. Todos os números encontrados nos indicadores são bases para comparação.
Espero que tenha gostado deste artigo sobre ações vacas leiteiras. E então, vai investir pensando no recebimento de dividendos? Qualquer dúvida, deixe nos comentários, será um prazer poder te ajudar.
0 Comentários