Quais os riscos de investir na Bolsa de Valores?


Quando você diz para alguém que vai investir, é comum escutar algo parecido com: ‘investir na Bolsa de Valores é muito arriscado’. Isso nem sempre é verdade e os riscos nem sempre são iguais. Por isso veremos neste artigo: Quais os riscos de investir na Bolsa de Valores.

Primeiramente você aprenderá que existem diversos tipos de riscos e depois descreveremos algumas soluções para mitigar essas possibilidades.

Risco de liquidez

Dizemos que algo é líquido quando pode ser convertido em dinheiro rapidamente. Quanto mais rápido um bem que você tenha pode ser vendido (portanto convertido em dinheiro), mais líquido ele é.

Diante disso, existem ações negociadas na Bolsa de Valores que não têm boa liquidez. Em termos práticos quer dizer que pouca gente deseja comprá-las.

Se você tiver uma dessas ações, pode ser que quando queria vender, não ache comprador. Dessa forma ficará com dinheiro parado por um tempo inconveniente.

Para diminuir esse risco, basta investir em empresas que têm muita demanda na Bolsa de Valores. Normalmente são as Blue Chips que atendem a esse requisito muito bem.


Risco de Mercado

Às vezes, independente do que a empresa faça, as coisas ainda podem ir de mal a pior. Isso acontece porque ela está inserida num ambiente: o mercado.
Qualquer variação no mercado — e que não está no controle da empresa — pode prejudicar seus resultados.

Quando falamos de alteração no mercado, estamos falando sobre taxas de inflação, emprego e outras medidas do governo nas mais diversas áreas.

É por isso que a análise fundamentalista, usada para investimentos de médio e longo prazo na Bolsa de Valores, tem em uma das suas etapas a análise de mercado.

Dessa forma, uma análise de mercado bem-feita pode mitigar esse risco.


Risco da Empresa

Quando você pensa que investir em ações é arriscado, então está, provavelmente, pensando no risco da empresa.

O que é relevante aqui são as ações da empresa. Investimentos que não foram geridos ou concebidos de forma correta e não geram retorno. Perda de mercado para um grande concorrente. Ausência de planejamento e tomada de decisões ruins. Tudo isso entra no risco da empresa.

Diante desse risco, a expectativa de lucratividade da empresa pode diminuir, o que certamente diminuirá o valor das suas ações, de forma que seus acionistas perderão dinheiro.

Esse risco pode ser diminuído por maio de uma boa análise quantitativa e qualitativa. Além de ver os principais indicadores, veja quem são os diretores, a experiência deles e seus casos de sucesso, por exemplo.


Risco da Corretora

A corretora é o canal de comunicação entre a Bolsa de Valores e os investidores. Dessa forma, fica a pergunta: o que acontece se a corretora onde tenho conta quebrar?

Fique calmo, você não perderá suas ações, elas ainda ficarão em seu nome da câmara de ações. Por outro lado, seu saldo livre na conta da corretora poderá ser confiscado por causa da falência.

Isso é bem raro e você pode contornar esse risco abrindo conta em corretoras já sólidas no mercado. Dificilmente uma corretora tradicional irá falir.

Dicas para Reduzir os Riscos

Agora vamos descrever brevemente o que pode fazer para diminuir os riscos de investir na Bolsa de Valores.

Primeiramente você deve pensar em diversificar seus investimentos. Não coloque todos os ovos numa única cesta.

Existem diversas formas de diversificação, seguem alguns exemplos

• Comprar ações de diversas empresas e em mercados diferentes
• Investir em Fundos Multimercado ou outros tipos de fundos de investimento
• Investir em ativos vinculados ao exterior
• Diversificar entre renda fixa e renda variável

Outra forma de mitigar os riscos é estudar. Aprenda a saber onde está colocando o seu dinheiro. No médio e longo prazo aprenda a análise fundamentalista. Já no investimento de curto prazo estude a análise técnica.

Se você souber o que está fazendo, isso com certeza vai diminuir os diversos riscos. Caso faça as coisas de uma forma aleatória, será pego de surpresa com grandes perdas.

Espero que tenha gostado deste artigo sobre os riscos de investir na Bolsa de Valores. Estude e diversifique seus investimentos para mitigar seus riscos, além de abrir uma conta numa corretora sólida.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Será um prazer poder te ajudar.

Postar um comentário

0 Comentários