Como utilizar o Oscilador Estocástico


O indicador Oscilador Estocástico segue a velocidade do momento do preço, e como regra os movimentos mudam antes do preço. O Oscilador Estocástico é um dos indicadores técnicos de momento utilizados para análise gráfica. Este indicador foi elaborado pelo americano George C. Lane na década de 1950.

Prioritariamente, o indicador Oscilador Estocástico foi desenvolvido para mostrar a relação entre o preço de fechamento de um ativo e suas máximas e mínimas durante certo período de tempo.

O Oscilador Estocástico é muito utilizado para “tentar” prever os movimentos nos preços de mercado. Ou seja, é utilizado para identificar as direções dos preços, além de antever padrões de alta e de baixa para se identificar reversões de tendência e rompimentos.
Também é muito utilizado para mapear níveis de sobre compra e sobre venda, semelhante ao índice de Força Relativa. 

E por conta de ter escala limitada, o oscilador estocástico também é utilizado para mapear níveis de sobre-compra e sobre-venda, assim como o Índice de Força Relativa.


Como funciona o indicador Oscilador Estocástico 

O Oscilador Estocástico é caracterizado por duas linhas que se movimentam simultaneamente, a %K e a %D:



A curva %K: é calculada como a divisão entre a diferença do preço de fechamento corrente e a menor mínima do período considerado e a diferença entre a maior máxima e a menor mínima.

A curva %D: nada mais é que uma média móvel simples da própria curva %K com período de 3 para computar a média.

Vamos entender a fórmula de cálculo do Oscilador Estocástico:

%K = (preço de fechamento – menor mínima)/(maior alta – menor mínima)*100
%D = Média Móvel Simples de 3 períodos da %K

Normalmente, por padrão utiliza-se uma configuração de 14 períodos para computar as máximas e as mínimas. Na imagem abaixo vemos como o Oscilador Estocástico fica sendo mensurado no gráfico dos ativos EUR/USD.



Na prática, é muito simples configurar o Oscilador Estocástico na plataforma da IQ Option ou no Metatrader para auxiliar em nossa análise técnica.



Oscilador Estocástico: Indicações de compra e venda

Agora que entendemos como é feito o cálculo e o padrão de configuração, é hora de entender como interpretar os sinais do indicador para identificar os movimentos dos preços dos ativos.

Na leitura do indicador Oscilador Estocástico, é nos apresentado duas indicações básicas para identificar as oportunidades de compra ou venda dos ativos.
Inicialmente temos o cruzamento das linhas %K e %D. Portanto, se a linha %K cruzar acima da %D, temos via de regra a configuração de uma compra (Call). Por outro lado, se a %K cruzar para baixo da %D temos um sinal de venda (Put).

Veja o exemplo abaixo:



Postar um comentário

0 Comentários