Poupar dinheiro é um hábito que deve fazer parte da vida de todas as pessoas! Como sabemos este assunto tem ganho maior importância no últimos anos, por conta das crises financeiras, mas economizar dinheiro é um hábito que deve ser introduzindo na vida das pessoas.
Até quem possui um ótimo salário e, por causa disso, mesmo sem poupar ainda fica com saldo positivo na conta no final do mês, deve se preocupar em economizar. Afinal, nos dias de hoje, a qualquer momento, a empresa onde se trabalha pode fechar as suas portas.
Essa é a realidade que muitas pessoas sentiram na pele nos últimos anos. E quem vive com o orçamento apertado, então, nem precisa de mais motivos para descobrir quais são as 5 dicas infalíveis para poupar dinheiro que separamos para você. Confira a seguir:
1 – Organize e entenda as suas finanças
2 – Faça compras inteligentes
3 – Aposte no conceito faça você mesmo
4 – Converse com a família sobre o assunto
5 – Tenha uma reserva de dinheiro
1 – Organize e entenda as suas finanças
A primeira das 5 dicas infalíveis para poupar dinheiro é também o primeiro passo para economizar. Consiste em organizar as suas finanças, o que pode ser feito anotando quais são todos os seus rendimentos e quais são todas as suas despesas.
Quem tem cônjuge e filhos deve incluir nessas anotações os ganhos de todos eles, bem como os seus gastos. A partir disso, você consegue enxergar como está a sua situação financeira e da sua família.
Se os rendimentos mensais são maiores do que os custos mensais, então, significa que sobra dinheiro depois de pagar as contas. Já se o resultado é negativo, é preciso saber onde reduzir gastos para conseguir poupar.
Nesse caso, não adianta “procrastinar" (empurrar com a barriga), é preciso cortar despesas, começando pelo que é supérfluo, isto é, aquilo que se pode viver sem. Depois avalie o que pode ser substituído para se gastar menos, como um plano de TV por assinatura mais barato.
Além disso, é de extrema importância pagar as contas em dia, sem atrasos, caso contrário, são cobrados juros e multas. Mesmo sendo valores baixos, pense que, no longo prazo, podem fazer uma significativa diferença.
2 – Faça compras inteligentes
Outra das dicas infalíveis para poupar dinheiro é sempre pensar muito bem antes de realizar qualquer compra. Dessa forma, o recomendado é planejar cada compra e não adquirir nada no impulso, inclusive, itens de maior valor.
No entanto, mesmo os artigos mais baratos exigem esse cuidado. Como já foi dito, despesas de valores baixos podem parecer insignificantes, mas, no longo prazo, tornam-se altas.
Para as compras de mercado, que são periódicas e frequentes, é apropriado fazer uma lista com tudo o que é preciso e evitar comprar o que não consta nela. Também vale a pena ir ao mercado para obter um maior volume de itens, evitando muitas idas às compras.
Roupas, calçados e demais artigos podem ser comprados só quando necessário. É importante evitar que esse tipo de aquisição se torne rotineira, apenas por vontade ou como um mimo. O mesmo serve para demais itens que você compra sem que precise de verdade.
Compras inteligentes acontecem ainda quando os preços são pesquisados, aproveitam-se as ofertas, evita-se aquilo que não é necessário e consegue-se descontos, como comprar à vista para conseguir um preço menor.
3 – Aposte no conceito faça você mesmo
Outra maneira de economizar dinheiro é seguindo o conceito de faça você mesmo. Essa dica é ideal para pessoas que gostam de realizar algumas atividades por conta própria, não só para poupar, mas também porque gostam e até consideram um hobby.
Um exemplo é realizar pequenas reformas e reparos em casa, como pintar as paredes.
Preparar as refeições em casa é mais uma forma de economizar dinheiro, além de poder ser até mesmo mais saudável.
As mulheres podem ainda fazer as suas próprias mãos e pés, bem como hidratação caseira e realizar outros cuidados pessoais em casa. É possível também lavar o carro em casa, cuidar do jardim e limpar a casa. Essas podem se tornar atividades relaxantes e prazerosas.
4 – Converse com a família sobre o assunto
Finanças, poupar dinheiro e assuntos desse teor são tabus em muitas famílias. Ou seja, as pessoas simplesmente não falam sobre isso como se fosse algo imoral, errado. Por isso, há casais, por exemplo, onde um não sabe o salário do outro.
Esse é um grande problema, pois, sem saber a situação financeira do cônjuge, fica difícil seguir qualquer uma das dicas infalíveis para poupar dinheiro. Dessa forma, é importante entender porque esse tema deve ser considerado normal e corriqueiro.
Afinal, por mais independente que um seja do outro, é bem provável que uma grande parcela das despesas seja de ambos, não é mesmo? Além disso, quando se tem filhos, o fato de falar abertamente sobre o assunto já é uma forma de ensiná-los a importância do dinheiro.
E se você pensa que levar as crianças para as compras é uma forma de gastar ainda mais, saiba que está enganado. Aproveite a ida ao mercado, por exemplo, para ensiná-las a como economizar, escolhendo bons produtos e aproveitando as promoções.
5 – Tenha uma reserva de dinheiro
Você pode achar estanho que a última das dicas infalíveis para poupar dinheiro seja a ter uma reserva de dinheiro. Afinal, se você está lendo este artigo é porque precisa economizar e ainda não tem como ganhar dinheiro.
Mesmo assim, é uma dica muito valiosa e mais um motivo para você entender como pode ser benéfico poupar dinheiro. Isso porque ao economizar, é possível ter essa reserva e, quando se tem ela, também se poupa.
0 Comentários