Investir em Ações: Entenda como começar

Quando o assunto é adquirir ativos, investir em ações é o primeiro pensamento que vem em mente na maioria das vezes, pois é uma forma muito estabelecida no mercado.


Adquirir ativos é um comportamento muito positivo na vida de quem tem esse hábito, pois diferente de um passivo, os ativos se valorizam ao longo do tempo, trazendo retorno financeiro para o seu investidor.

Abrir mão do consumo de todo o seu capital no curto prazo para poder adquirir ativos que possam permitir uma melhora de vida no longo prazo é o caminho certeiro para o sucesso e enriquecimento, no entanto é preciso conhecer bem em qual ativo investir.

As ações são o tipo de investimento mais conhecido e mais buscados atualmente, pois diferente de diversos novos esquemas duvidosos que surgem, ações existem a mais tempo e tem certa credibilidade.

O que é uma ação?

Muitas pessoas falam sobre o tema, e até investem sem antes entender o real conceito de ação. Podemos entender uma ação como um “pedaço de uma empresa” que você pode adquirir.

De fato, uma empresa muitas vezes necessita pegar crédito com bancos ou mesmo com investidores, e em troca disso elas oferecem uma ação, que é um certificado que lhe permite acesso aos lucros de uma organização proporcionais ao valor do seu investimento nela.

E como você está literalmente comprando um pedacinho de uma empresa, certamente você também irá arcar se ela sofrer algum prejuízo. Por isso é importante fazer um cauteloso estudo de mercado antes de investir em alguma ação especifica.


Como investir em ações

 
Se você é um total iniciante o nosso sincero conselho é; Não invista em ações ainda!

O mercado de ações exige bastante tato e conhecimento, e você precisa de um pouco de estudo e experiência para investir sem ter grandes perdas de cara.

Muitos marinheiros de primeira viagem começam investindo quantidades muito altas em ações e acabam perdendo dinheiro muito rápido, o que também os desmotiva e pode fazer com que nunca mais queiram ouvir sobre investimentos.

Entretanto vamos introduzir inicialmente quais são os passos mais sábios que você precisa dar antes de começar a investir em ações.

Começando a investir: Fundo de emergência
O primeiro passo para iniciar uma estratégia de investimentos sólida e duradoura é criar o seu fundo de emergência, pois ele irá te dar a segurança necessária para aplicar a sua estratégia.

De fato, todas as pessoas deveriam criar seus fundos de emergência, pois nunca se sabe o que pode acontecer no dia de amanha, e ter recursos para se prevenir em situações inesperadas pode ser o que vai te salvar de um sufoco.

Porém o nível de educação financeira no Brasil infelizmente é muito baixo. Uma reserva de emergência é um valor investido em algum ativo de alta liquidez e também com um nível de segurança muito bom. Geralmente as pessoas criam suas reservas em poupança, títulos públicos ou investimentos de renda fixa com pouco risco.

Os especialistas indicam que você deve ter investido em seu fundo de emergência um valor entre 6 a 12 vezes o seu custo de vida mensal, incluindo todas as suas necessidades.

Apenas após ter criado essa reserva, você deve começar a investir o seu capital em ativos de maior risco.



Antes de investir em ações…

 Além de todo conhecimento necessário para obter bons resultados nesse tipo de investimento, é altamente recomendável que você comece investindo em ações por meio dos fundos.

Fundos de ações, são ativos onde a responsabilidade do processo decisório é delegada para um gestor, que geralmente é um especialista em investimentos no geral.


Assim, é possível ter o seu primeiro contato e começar lucrar com ações sem necessariamente correr grandes riscos.

Esse tipo de investimento é coletivo, e após um período determinado o lucro é dividido aos investidores em um valor proporcional ao capital empreendido.

Existem algumas nuances que você precisa conhecer antes de investir em um fundo de ações, sendo assim é importante pesquisar bem as taxas envolvidas.

Onde eu compro as ações?

Atualmente é possível comprar ações com muita facilidade, inclusive sem sair de casa, a partir da internet.

Existem diversas corretoras que te possibilitam compra e acompanhar o desempenho de
sua ação, e você deve primeiramente estudar quais são as taxas e definições de cada uma delas para escolher a que melhor reflete o seu perfil de investidor.

Postar um comentário

0 Comentários