Como calcular o preço justo de uma ação: Valor intrínseco

 


Um dos métodos mais utilizados por investidores em ações de empresas para auxiliar na tomada de decisões é a análise fundamentalista. Isso porque ela permite avaliar os principais indicadores financeiros de uma empresa, e serve de base para o cálculo do valor intrínseco de um ativo.

Sendo assim, para os investidores de longo prazo, as ações possuem um valor teto, ou melhor, um valor intrínseco, que é diferente do preço que ela está sendo negociada na bolsa de valores.

O que é valor intrínseco?

O valor intrínseco é entendido por muitos como o preço justo de uma ação. E nem sempre este preço será igual ao valor da cotação atual da empresa. Ou melhor, uma ação pode estar sendo cotada a um preço e ter um valor intrínseco diferente.

Dá se o nome a esta metodologia de VALUATION, ou seja, no que a empresa vale e não no quanto a ação está sendo negociada.

Como calcular o valor intrínseco?

Para o investidor de longo prazo, é importante ter visão global do ativo que se pretende comprar, e isso é possível graças a análise fundamentalista. Este tipo de análise permite examinar aspectos quantitativos da empresa como modelo de negócios, governança corporativa e participação no mercado.

Também permite avaliar aspectos quantitativos da empresa, tais como: indicadores financeiros e análise das demonstrações financeiras.

 

Considerado um dos pioneiros em investimentos do longo prazo, Benjamim Graham apresentou a ideia de que o valor intrínseco de uma ação poderia ser calculado, e apresentou uma fórmula para se fazer o cálculo.

 

VI= √ (22,5 x LPA x VPA)

Onde,

VI= Valor intrínseco

Índice: 22,5

LPA= Lucro por ação

VPA= Valor patrimonial da ação

 

Por que é importante fazer o cálculo do valor intrínseco?

Ações que são negociadas abaixo do seu valor intrínseco podem oferecer boas oportunidades de compra, já que oferecem menos riscos ao investidor. Mesmo assim, sempre deve-se escolher ativos com margem de segurança positiva.

E saber calcular este indicador dá poder de decisão ao investidor para optar por comprar ou vender uma ação. Permite também comprar ações e outros investimentos com “desconto” quando comparado ao seu preço justo.

Postar um comentário

0 Comentários