Tag Along é um termo utilizado no mercado financeiro para designar um direito conferido aos acionistas minoritários em casos de venda de controle acionário da empresa em que possuem ações.
O Tag Along garante aos acionistas minoritários o direito de vender suas ações pelo mesmo preço pago ao acionista controlador, caso este decida vender sua participação na empresa. Dessa forma, o Tag Along funciona como uma proteção aos acionistas minoritários, garantindo que eles recebam um tratamento justo em caso de venda da empresa.
A Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/76) estabelece que, em caso de venda do controle acionário de uma empresa, os acionistas minoritários têm o direito de se beneficiar do mesmo preço pago ao acionista controlador. O percentual mínimo exigido de Tag Along varia de acordo com o nível de governança corporativa da empresa e é estabelecido pela B3 (Bolsa de Valores brasileira).
Empresas com nível 1 de governança corporativa, por exemplo, devem garantir um Tag Along de 80% do valor pago ao acionista controlador. Já as empresas com nível 2 de governança corporativa e Novo Mercado devem garantir um Tag Along de 100% do valor pago ao acionista controlador.
O Tag Along é uma medida importante para garantir a segurança e a proteção dos acionistas minoritários no mercado de capitais, uma vez que assegura que eles não sejam prejudicados em caso de venda da empresa. No entanto, é importante que os investidores fiquem atentos às regras de governança corporativa da empresa em que pretendem investir, para avaliar se ela oferece um nível adequado de proteção aos seus acionistas minoritários.
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