Elas atuam na intermediação de compra e venda de títulos financeiros de seus clientes. As corretoras atuam principalmente na Bolsa de Valores! Para uma pessoa física ter acesso e operar na Bovespa é necessário a intermediação de uma corretora autorizada, sendo que no Brasil sua constituição depende de autorização do BACEN e o exercício de sua atividade depende de autorização do CVM.
Quem está poupando e correndo atrás da tão sonhada independência financeira é comum buscar bons investimento querendo realizar planos de médio e longo prazo.
Na prática, qual a diferença de um banco e uma corretora?
Bancos
Quando se pensa em banco, muita gente acaba se remetendo a um modelo antiquado, de agências bancárias, altas tarifas e um gerente cheio de metas, sendo pressionado a oferecer produtos pouco vantajosos a seus clientes.
Uma das principais funções dos bancos é emitir investimentos. Isso significa que eles são “donos” de alguns investimentos em renda fixa. Os bancos podem “fabricar” CDBs, LCIs e outros produtos para que os investidores “comprem” essas aplicações.
Com palavras simples, o banco é uma instituição que pega dinheiro emprestado e empresta esse dinheiro para outras pessoas. Ou seja, o banco “fabrica” um produto (investimento), você (investidor) “compra” um produto (investimento) do banco e o dinheiro da sua compra é usado para outras pessoas (devedores).
Leia também:
- Como escolher uma corretora?
- Quais os riscos de investir na Bolsa de Valores?
- Operar Opções Binárias IQ Option pelo celular
Corretoras
Já as corretoras são voltadas a oferecer investimentos ao cliente final e, por isso mesmo, acabam cumprindo essa tarefa com mais sucesso, distribuindo produtos de diversas instituições financeiras e não apenas de um emissor ou gestor.
Você deve estar pensando “Ué, mas eu já investi diretamente pelo banco!”. Sim, isso é super comum, o próprio banco distribui os seus investimentos. Mas, no geral, são as corretoras que distribuem esses investimentos para você, investidor.
Ela NÃO emite nenhum investimento, ela NÃO é “dona” de nenhum investimento. Ela apenas faz o intermédio entre você (investidor) e a instituição financeira emissora (bancos ou financeiras).
Ao entrar na plataforma de uma corretora, você encontra um cardápio bem completo! Além de renda fixa, as corretoras e distribuidoras também oferecem fundos de investimento, ações e diferentes produtos de renda variável.
Investimentos distribuídos por corretoras: CDB, LCI, LCA, LF, ações, fundos de investimento, debêntures, entre outros.
Exemplos de corretoras: XP Investimentos, Rico, Easynvest, Socopa, Guide, Modal Mais, Órama, Ourinvest, entre outras.
Qual a melhor opção!?
Assim como quase todas as perguntas sobre investimentos, a resposta é: DEPENDE. Entre as instituições financeiras, não existe pior ou melhor. O que existe é aquela que se adequa aos seus gostos e as suas vontades naquele momento.
É claro que é muito importante ver se a instituição é confiável ou não.
Agora vou dar minha opinião! Para investir em Tesouro direto ou ações, eu prefiro as corretoras pelo fácil acesso ao home brooker.
E dentre as corretoras, também diversifico, no tesouro direto busco as que não tem tarifa e para comprar ações também escolho as que não cobram nenhuma tarifa.
Exemplos de Bancos:
Caixa
Banco do Brasil
Itaú
HSBC
Santander
Bradesco
Exemplos de Corretoras
Xp investimento
Rico.com.vc
Clear.com.br
Easynvest
Modalmais
0 Comentários