Quando começamos a investir, é normal irmos atrás de informação sobre a Bolsa de Valores e nos depararmos com termos ainda desconhecidos. Pensando nisso, este artigo esclarecerá o significado de dois termos: Blue Chips e Small Caps.
Blue Chips
Se você já jogou pôquer num grande cassino ou numa casa que leva as regras à sério, sabe que a ficha de maior valor é a azul.
As ações Blue Chips se chamam assim por causa justamente dessas fichas do pôquer. São ações das maiores companhias, com o nome mais forte e mais sólidas no mercado.
São as ações mais negociadas na Bolsa de Valores, aquelas que batem recordes de negociações diárias.
É importante ressaltar que esse ranking Blue Chips não é oficial. Não existe uma instituição vinculada à Bolsa que seleciona as Blue Chips. Isso é determinado informalmente pelos próprios investidores, jornalistas e outros interessados.
Características das Blue Chips
Seguem abaixo algumas características das Blue Chips no Brasil. É preciso ter em mente que ninguém determina e faz uma lista dessas empresas. São os players do mercado que classificam as empresas com base na presença de todas ou muitas das características abaixo:
- Forte geração de caixa.
- Boa relação com os acionistas.
- Boa governança corporativa.
- Distribuição de lucros.
- Crescimento Constante.
- Alto valore de mercado.
Como podemos ver, as Blue Chips são sólidas, o que faz com que os investidores que procuram colocar o dinheiro em empresas seguras as procurem.
Quem pensa em investir a longo prazo com o foco no recebimento de dividendos, encontra nas Blue Chips uma boa oportunidade. Isso porque não empresas que geram lucro e também os distribuem.
Exemplos de Blue Chips
Seguem abaixo algumas empresas que são consideradas Blue Chips pelo mercado brasileiro:
- Petrobras (PETR4)
- Ambev (ABEV3)
- Cemig (CMIG4)
- Gerdau (GGBR4)
- Itaú Unibanco (ITUB4)
- Bradesco (BBDC4)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Vale (VALE3)
Como podemos ver, temos três empresas no setor bancário como Blue Chips no Brasil. Isso é proveniente da concentração desse setor que gera empresas colossais no setor financeiro.
Temos também três estatais, a Petrobrás, a Vale e o Banco do Brasil. São empresas que cresceram por meio das necessidades da nação e detêm alguns monopólios.
Veremos alguns alguns exemplos de Blue Chips internacionais:
- Coca-Cola
- Walmart
- PepsiCo
- Unilever
Essas empresas internacionais são tão grandes que tenho certeza que todos conhecem.
Blue Chips e o Índice Bovespa.
Como as empresas Blue Chips são muito grandes, sua representação no índice Bovespa também é brutal. Dessa forma, se uma dessas empresas tem uma notícia ruim ou sofre um golpe especulativo, o índice cai modificando as estratégias de todos os investidores na Bolsa.
Dito de outra forma é como se essas empresas fossem os termômetros para o mercado como um todo. Então se elas vão mal, é provável que o mercado como um todo siga na mesma linha.
Mesmo que isso não seja necessariamente verdade, é o que acontece na mente da maioria dos investidores.
Small Caps
Por outro lado, existem na Bolsa de Valores as Small Caps, que são ações de empresas de menor porte, que ainda não estão consolidadas no mercado e que não são negociadas com tanta frequência.
Isso não significa que essas ações não gerem interesse nos investidores. Se as Blue Chips são mais garantidas, oferecem menor risco e crescimento mais sólidos, as Small Caps podem valorizar brutalmente do dia para noite.
Investir em Small Caps é destinado a investidores que conseguem perceber antes de todos um possível sucesso no mercado de determinada empresa iniciante. Assim ele espera ganhar lucros exorbitantes em pouco tempo.
Precisamos lembrar que as empresas Blue Chips já foram uma Small Caps algum dia. O jogo é justamente encontrar qual das empresas menores sobreviverá e se tornará uma gigante.
Diversificação
Uma das práticas mais comuns dos investidores é diversificar os investimentos. Dessa forma, ao investir em ações o ideal é comprar ações Blue chips e Small Caps.
Assim você consegue apostar no crescimento das pequenas e instáveis empresas enquanto se mantém seguro com as Blue Chips.
E então, gostou deste artigo sobre Blue Chips e Small Caps? Espero que sim. Qualquer dúvida, por favor, deixe nos comentários. Será um enorme prazer poder te ajudar.
1 Comentários
quais sao as melhores small caps
ResponderExcluir